Para além da ajuda de profissionais especializados, existem pequenas coisas que se pode incutir no dia a dia de quem sofre desta perturbação.
Melhorar o estilo de vida
Desde uma alimentação mais cuidada e nutritiva, a uma prática de exercício físico regular, à redução de bebidas estimulantes ou outras drogas e a redução de situações que nos promovam stress e ansiedade. Desta forma, estamos a libertar zonas de tensão no nosso corpo e a produzir hormonas que promovem o bem-estar.
Aceitação, conhecimento e compreensão
Conhecer o que é um ataque de pânico, quais os sintomas, aceitar e compreender que o que estamos a sentir é apenas uma experiência, uma emoção, uma sensação e que irá passar, permite a utilização de estratégias que diminuam a intensidade do ataque.
É importante não conotar essa experiência como boa ou má. Apesar desta ideia poder ser de difícil compreensão, o facto de não dar uma conotação/valorização, estamos a tirar força a essa situação; estamos a dar uma informação ao nosso cérebro que aquela situação não tem força e tudo o que não tem força vai diminuindo a sua intensidade.
É também importante o autoconhecimento não só da situação, mas como ela interfere connosco, que pensamentos e sensações ocorrem em nós. Dessa forma, torna-se mais fácil enfrentar a situação, pois sabemos com o que lidamos. Evitar enfrentar o problema vai torná-lo mais forte. Ao aceitar e enfrentar estamos a desmembrar todos os nossos pensamentos e crenças aos poucos, permitindo que pensamentos mais benéficos ocorra.
Temos de ensinar o nosso cérebro a não recear determinadas sensações. Ao aceitar e tentar olhar para elas com outros olhos, ensinamos o cérebro a determinar que essas situações não são realmente perigosas.
Técnicas de relaxamento
Como já mencionado no artigo “Como a ansiedade afeta a qualidade de vida” existem várias técnicas de relaxamento que podem ser aplicadas como: a respiração, o foco, a meditação, o Chi Kung, o Tai Chi, entre outras.
Pensamento
Aprender a trabalhar o nosso pensamento em prol do nosso bem-estar é de extrema importância. Estarmos atentos ao que pensamos, pensar que estamos no momento presente e focar no agora, reduzir os pensamentos negativos, focando nos positivos, ajuda-nos a criar novas linhas neuronais, no nosso cérebro, que são mais saudáveis para o nosso bem-estar.
A SulisLuna apresenta também uma solução vibracional – TOUTATIS – que ajuda a trazer a paz e a serenidade nesses momentos difíceis.